Como colocar a numeração de página somente em algumas páginas

62 Comments

Essa é uma dica especial para você, universitário. Se você está preparando o seu TCC ou a sua monografia, você sabe que a numeração de páginas deve começar somente após o sumário (além de seguir todas as normas da ABNT). Neste artigo você vai aprender a fazer isso usando o Microsoft Word 2010.

Observação: Este artigo traz as telas do Word 2010, mas o procedimento é aproximadamente o mesmo em versões anteriores do Word. Ao dividir o documento usando quebras de seção (passo 4) você pode definir cabeçalhos e rodapés diferentes para cada seção.

Para colocar a numeração somente em algumas páginas, faça o seguinte:

1. Prepare seu trabalho normalmente

Dica: Lembre-se sempre de pressionar Control + Enter (ao invés de apenas pressionar Enter) quando quiser mudar de página. Isso evita que o trabalho fique desconfigurado quando for aberto em outro computador.

2. Ative a exibição das marcas de parágrafo

Botão que exibe as marcas de parágrafo

Ao clicar neste botão, o Word exibirá as marcas de parágrafo e outros caracteres especiais que ficam escondidos mas controlam a aparência do texto. Para desativar, basta clicar novamente.

Aparência do texto com as marcas de parágrafo ativadas. Ao pressionar Control + Enter você irá inserir a marca indicada como Quebra de página.

3. Vá até o final do sumário e remova a quebra de página ou os espaço em branco se houverem

Seu texto deve ficar assim, junto:

4. Clique no começo do capítulo e insira uma quebra de seção

Para inserir a quebra de seção, clique na aba Layout de Página, no botão Quebras e em seguida Quebra de Seção – Próxima página.

Seu texto agora terá esta marca (Quebra de seção) e o texto do capítulo começará na próxima página.

5. Insira o rodapé com a numeração e prepare-o para as alterações

Para inserir o rodapé com numeração, clique na aba Inserir, no botão Número de Página, no item Fim da Página e em seguida escolha a opção Número sem formatação 3.

O cursor será levado até o rodapé para que você possa alterá-lo.

Veja na figura acima que na página antes da quebra de seção o rodapé está marcado como Rodapé – Seção 1, e na página após a quebra de seção o rodapé está marcado como Rodapé – Seção 2. Repare também que o rodapé da seção 2 traz a inscrição Mesmo que a seção anterior. Esta opção faz com que o cabeçalho e o rodapé sejam idênticos em todo o texto, mas se a desativarmos, poderemos fazer com que as primeiras páginas não tenham numeração.

Clique no número no rodapé e em seguida clique na aba Design e no botão Vincular ao anterior para desativar esta opção.

Com isso a inscrição Mesmo que a seção anterior desaparecerá.

6. Remova a numeração na seção 1

Agora que a opção Vincular ao anterior foi desativada, nós poderemos alterar o rodapé da seção 1 sem alterar o rodapé da seção 2 – ou seja, podemos retirar a numeração na seção 1 e deixar a numeração na seção 2.

Basta ir até o rodapé da seção 1 e deletar a numeração. Depois, clique no botão Fechar Cabeçalho e Rodapé na barra superior para terminar a edição do rodapé.

Observe que agora a seção 1 não tem numeração, e que somente a seção 2 tem numeração

Pronto! Agora o seu texto segue as normas da ABNT referentes a numeração de páginas.

Dúvidas? Mande um e-mail ou deixe seu comentário.

Compartilhe

62 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>