Saiba o que são esses números mágicos.

Se você já lidou com alguma gráfica, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre 4 x 0 (pronuncia-se quatro por zero), 4 x 1 (quatro por um), 4 x 4 (quatro por quatro) ou outras combinações desses. Mas o que esses números representam?

As impressoras que utilizamos em casa imprimem todas as cores de uma vez só e assim você tem uma página totalmente colorida assim que ela sai da impressora. As impressoras de gráfica, por outro lado, trabalham de uma forma bem diferente.

As impressoras de gráfica imprimem cada cor (também conhecida como ‘chapa’) separadamente. Algumas impressoras imprimem somente uma cor por vez e outras imprimem todas as cores de uma vez só, mas ainda assim as cores são impressas separadamente.

Para se reproduzir uma página totalmente colorida – uma foto, por exemplo – é necessário utilizar as quatro cores básicas da impressão: ciano (uma espécie de azul claro), magenta (semelhante ao rosa), amarelo e preto. É daí que surge o número “4” – que serve para indicar que na impressão serão utilizadas essas quatro cores básicas.

Através da combinação dessas quatro cores básicas (e de variações dela) conseguimos reproduzir todas as cores e tons disponíveis, mas isso é assunto para outro artigo.

E quanto ao outro número? As gráficas utilizam dois números para especificar como será a impressão nos dois lados do papel. Isso significa que 4 x 0 representa “impressão totalmente colorida na frente e verso em branco” enquanto 4 x 4 representa “impressão totalmente colorida na frente e no verso”.

Existem outras combinações de números:

  • 4 x 1: Impressão totalmente colorida na frente e verso em uma cor. A cor única normalmente é o preto mas algumas gráficas oferecem outras opções de cor.
  • 4 x 2: Impressão totalmente colorida na frente e verso em duas cores.
  • 1 x 0: Impressão em uma cor na frente e verso em branco.
  • 1 x 1: Impressão em uma cor na frente e no verso.
Compartilhe por aí