Compreenda a importância de um bom design e o seu valor para uma empresa.

Artigo original escrito por Jacob Cass – www.justcreativedesign.com
Traduzido e reimpresso com permissão por Denis Gomes Franco
Original em http://www.webdesignerdepot.com/2009/01/how-not-to-design-a-logo/

O design de logotipos atualmente está muito desvalorizado. As pessoas não compreendem a importância de um bom design e o quanto ele é valioso para uma empresa. Neste artigo mostrarei as várias formas de como NÃO criar o logotipo de sua empresa. Se você realmente pensa em seu negócio como uma coisa séria, continue lendo.

O que é um logotipo?

Para entender o que um logotipo deve significar, devemos primeiro saber o que ele é. O design de um logotipo deve oferecer reconhecimento imediato, inspirar confiança, admiração, lealdade e superioridade. O logotipo é apenas um dos aspectos de uma marca comercial ou entidade econômica, e seu formato, suas cores, suas fontes e suas imagens normalmente são diferentes daqueles utilizados pelos concorrentes. Os logotipos também são usados para identificar empresas e entidades não-comerciais.

Eu fico imaginando porque algumas empresas não possuem logotipo, ou porque elas decidem utilizar um logotipo barato, se um logotipo deveria representar todas essas coisas.

Concursos/fóruns de design de logotipos

Esta é uma das piores opções. Nesses concursos ou fóruns, a empresa oferece um resumo do que ela procura e vários designers apresentam suas sugestões. Apesar de parecer um ótimo negócio, a qualidade estará bem abaixo do ideal se levarmos em consideração o fato de que um logotipo representa todo o seu negócio.

Sua empresa estará perdendo dinheiro a longo prazo em termos de danos à reputação, que podem ser consideráveis.

Por outro lado tais concursos ou fóruns, e os designers que trabalham de forma especulativa, também trazem danos à indústria do design. Estes profissionais não deveriam dispender de seu tempo e de seus recursos sem que exista uma garantia de pagamento.

E o que é trabalhar de forma especulativa?

Trabalhar de forma especulativa significa realizar algum processo sem que a forma de pagamento tenha sido definida antes de se começar o trabalho, de preferência por escrito. Popularmente, é o tal do ‘Se eu gostar, eu pago’.

Pergunte ao seu dentista qual seria a reação dele se você dissesse para ele algo como “Se eu gostar desse tratamento de gengiva, eu pago”. Ou, se você é empresário, pense qual seria sua reação se algum cliente te dissesse “Eu vou levar esse produto pra casa e experimentar. Se eu gostar, eu pago.”

Ofertas do tipo ‘Bom demais para ser verdade’

Procure por ‘criação de logotipo’ no Google e você verá inúmeros profissionais e empresas oferecendo esse serviço a preços inacreditáveis. “Logotipos em 24 horas!” “Promoção de Logotipos! Apenas R$ 99!”… fique longe dessas armadilhas!

Elas são fatais e a qualidade em geral está longe de ser satisfatória. Os designers profissionais possuem um processo de criação bem definido que pode demorar semanas ou até meses – como, então, alguém pode oferecer esse serviço em apenas 24 horas? Quem oferece isso não irá pensar muito a respeito de seu logotipo.

Logotipos e imagens prontas

Alguns “designers” utilizam imagens obtidas em sites especializados (chamadas de ‘stock images’) para criar um logotipo. Às vezes, os próprios empresários fazem isso. Isto deve ser evitado a todo custo. Você sabia que essas imagens também são baixadas por inúmeras outras pessoas? Se você utilizar uma dessas imagens em seu logotipo, as chances de outra pessoa usar a mesma imagem em outro logotipo são muito grandes, e isso pode desvalorizar o seu negócio. Você deve se certificar de que seu logotipo seja uma criação original e exclusiva.

Faça-você-mesmo

Empresários ou pessoas que queiram um logotipo podem querer tentar desenvolvê-los por conta própria. Este caminho não é recomendado pelo mesmo motivo que deixamos o trabalho de um dentista para o dentista.

Programas e sites para criação de logotipos

Existem vários sites e programas que podem ser usados para criar logotipos. Esses logotipos não são apenas amadores: inúmeras outras pessoas podem ter criado a mesma coisa. Além disso, esses logotipos não foram pensados, não possuem qualquer conceito e não são memoráveis – eles são apenas símbolos.

Esses logotipos criados não dizem nada sobre seu negócio e o que ele representa. Fique longe deles.

Criar um logotipo sem pedir opiniões

Antes de aprovar e implementar um design, busque opiniões de clientes, parceiros e dos sócios da empresa. Obter opiniões é uma parte essencial do processo e garante o sucesso de seu logotipo.

Observe os logotipos acima – eles são muito parecidos com certa parte da anatomia masculina. Será que os donos dessas empresas perceberam essa conotação? Você pode evitar esse tipo de problema contratando um profissional para desenvolver seu logotipo.

Qual é o custo de um design profissional de logotipo?

Responder a essa pergunta não é fácil já que cada empresa tem necessidades diferentes. A solução é a utilização de orçamentos personalizados para cada cliente.

Alguns fatores são considerados ao fornecer um orçamento, como a quantidade de conceitos que devem ser apresentados, quantas revisões são necessárias, quanta pesquisa deve ser realizada, o tamanho da empresa, etc.

Como diria David Airey, perguntar “Quanto custa um logotipo?” é o mesmo que perguntar “Quanto custa uma casa?” para o dono do imóvel.

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