Sempre quis saber porquê uma empresa escolheu aquele nome? Conheça a origem dos nomes de algumas das empresas mais conhecidas do mundo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre (em inglês)

20th Century Fox – Um dos grandes estúdios de Hollywood, criado em 1935 através da união da Fox Film (de propriedade de William Fox) e da Twentieth Century Pictures.

3Com – Empresa fabricante de equipamentos de tecnologia. Os 3 “COM” são COMputador, COMunicação e COMpatibilidade.

Adobe – O nome é proveniente de um córrego (Adobe Creek, ou Córrego Adobe) que passava atrás da casa de John Warnock, co-fundador da empresa.

AltaVista – Antigo site de buscas na internet, o nome significa “visão alta” em espanhol.

Apple – Maçã, em inglês. É a fruta preferida de Steve Jobs, um dos fundadores, que escolheu o nome para que a empresa pudesse apresentar uma imagem menos “complicada” e fria, diferente dos concorrentes da época como IBM, DEC, etc.

Asus – O nome é proveniente de Pégasus, o cavalo alado na mitologia grega. “PEG” foi retirado do nome para que este pudesse aparecer no topo das listagens em ordem alfabética.

BMW – Bayerische Motoren Werke (Fábricas de Motores na Bavária).

Canon – A empresa foi fundada em 1933 com o nome Precision Optical Instruments Laboratory. O novo nome, adotado em 1935, é derivado do nome da primeira câmera fabricada por eles, a Kwanon, que por sua vez é o nome do deus budista da misericórdia.

Carrefour – Em francês significa ‘cruzamento’. O nome foi escolhido porque a primeira loja ficava em um cruzamento na cidade de Annecy.

Cisco – Redução de ‘São Francisco’, uma cidade americana.

Compaq – “Com” de computador e “paq” de pequeno pacote (pack em inglês).

Corel – Proveniente de COwpland REsearch Laboratory, nome da empresa fundada pelo Dr. Michael Cowpland.

Dell – Sobrenome do fundador da empresa, Michael Dell.

eBay – Pierre Omidyar, fundador do maior site de leilões nos EUA, havia criado a empresa com o nome de Echo Bay Technology Group. O endereço echobay.com já estava sendo utilizado por outra empresa e por isso ele decidiu usar um endereço semelhante, ebay.com.

EPSON – A empresa é uma subsidiária da Seiko no Japão (seu nome completo é Seiko Epson Corporation). O nome EPSON surgiu após o desenvolvimento de uma impressora eletrônica, batizada de EP-101 (Electronic Printer 101). O nome é formado pela junção EP-SON, e significa filho (SON) de impressora eletrônica (EP).

Fuji – Nome da maior montanha no Japão, o Monte Fuji.

Garmin – Proveniente dos nomes de seus fundadores, GARy Burrel e MIN Kao.

Google – Uma forma incorreta da palavra ‘googol’, que indica um número muito grande – mais especificamente, o número 1 seguido de 100 zeros. O nome foi escolhido por refletir a missão da empresa de organizar toda a informação disponível online.

HP – O nome tem origem nos sobrenomes dos fundadores, Bill Hewlett e Dave Packard. Eles jogaram cara-ou-coroa para decidir se a empresa se chamaria Hewlett-Packard ou Packard-Hewlett.

Hotmail – O nome foi escolhido porque inclui as letras HTML, que é o nome da linguagem usada nas páginas de internet. O nome original tinha a grafia HoTMaiL.

Intel – A empresa foi criada originalmente com o nome N M Electronics. Depois, foi alterado para Integrated Electronics, mas o nome já estava sendo utilizado, e uma redução foi sugerida: IN-TEL.

LG – O nome surgiu a partir da fusão de duas marcas populares na Coréia: Lucky e Goldstar.

Microsoft – Contração de MICROcomputer e SOFTware.

Motorola – Paul Galvin é o fundador da empresa, que se chamava Galvin Manufacturing Company e a princípio fabricava rádios para carros. Na época diversas empresas utilizavam o sufixo OLA em seus produtos de áudio (Victrola, por exemplo), e o nome MOTOROLA seguia o padrão. O nome ficou popular e a empresa passou a adotá-lo como marca oficial.

Mozilla – Marc Andreesen co-fundou a Netscape para criar um navegador alternativo ao popular Mosaic utilizado na época. O nome Mozilla era usado internamente e significava ‘Mosaic Killer – Godzilla’ (matador do Mosaic, o Godzilla).

Nestlé – Sobrenome de seu fundador, Henri Nestlé, que nasceu na Alemanha. “Nestle” em alemão significa o diminutivo de “ninho de pássaros”, símbolo presente no logotipo da empresa.

Osram – Famoso fabricante de lâmpadas, o nome é uma combinação de ÓSmio e tungstênio (também conhecido como wolfRAMita).

Petrobras – Redução de “Petróleo Brasileiro”.

Philco – Redução de PHILadelphia Storage Battery COmpany.

Philips – Sobrenome de seus fundadores, Gerard e Anton Philips.

Qualcomm – Redução de QUALity COMMunication (comunicação com qualidade).

Red Hat – Nome de uma popular distribuição de Linux criada por Marc Ewing. Seu avô lhe presenteou com um uniforme do time de lacrosse da Universidade de Cornell (onde Marc estudava) nas cores vermelha e branca. As pessoas o procuravam para resolver problemas e o chamavam pelo apelido de ‘aquele cara do boné vermelho’. Red Hat em inglês significa ‘boné vermelho’.

Samsung – Significa “três estrelas” em coreano.

Siemens – Sobrenome de um de seus fundadores, Werner von Siemens.

Skype – O nome original do projeto era Sky Peer-To-Peer, que foi alterado para Skyper e logo depois para Skype.

Sony – Vem da palavra ‘sonnus’, que em latim significa som.

Sun Microsystems – Seus fundadores desenvolveram seu primeiro computador enquanto estudavam na universidade de Stanford. Decidiram usar o nome Stanford University Network para tentar vender o produto para a própria universidade, o que não conseguiram.

TDK – Redução de Tokyo Denki Kagaku (Produtos Eletrônicos e Químicos de Tóquio).

Toshiba – Nome obtido com a fusão das empresas japonesas TOkyo Denki (Tóquio Eletrônicos) e SHIBAura Saisaku-sho (Shibaura Engenharia).

Ubuntu – Originário da palavra “ùɓúntú”, que no idioma zulu significa ‘humanidade para as pessoas’.

Varig – Redução de Viação Aérea Rio Grandense.

Wal-Mart – Provém do sobrenome de seu fundador, Sam Walton. ‘Mart’ em inglês significa mercado.

Xerox – Proveniente de ‘xerografia’, o nome do processo de impressão a seco (com uso de pó toner). A empresa foi fundada em 1906 sob o nome ‘The Haloid Company’.

Compartilhe por aí