Saiba porque sua empresa deve usar uma conta empresarial e não uma conta pessoal para divulgar no Facebook.

Atualização de 13/07/2011: Ferramenta para migração de contas. Veja no final do artigo.

Tenho notado que diversas empresas têm entrado na onda do Facebook e querem usar o sucesso da plataforma para divulgar seus produtos e serviços. Até aí, nada de mais, afinal a empresa deve estar presente onde os seus clientes estão.

No entanto algumas dessas empresas, sem a devida orientação sobre o funcionamento do sistema, têm criado contas pessoais ao invés de contas empresariais (também chamadas de páginas) para divulgar seus produtos e serviços e divulgar mensagens publicitárias.

Essas empresas correm o risco de terem o seu perfil desativado e de verem todo o seu esforço de marketing social inutilizado.

Esta página de perguntas frequentes do Facebook diz o seguinte:

A conta que criei para promover meus negócios, banda ou outra organização foi desativada.

De acordo com a nossa Declaração de direitos e responsabilidades, os perfis do Facebook devem representar um indivíduo. Não é permitido que os usuários mantenham uma conta sob o nome de uma organização ou usem contas pessoais para fazer propaganda ou promovê-los profissionalmente. Se o seu perfil foi listado sob um nome de um indivíduo ou usado primeiramente para promoção profissional, esse é provavelmente o motivo pelo qual ele foi removido.

Se sua empresa criou uma conta pessoal (ao invés de uma página) para divulgar os produtos e serviços, esta conta está sob risco de ser excluída definitivamente. Para resolver isto você deve encerrar a conta e criar uma nova página para sua empresa.

Tá, mas porque eu deveria fazer isso se funciona do jeito que está?

Todos os usuários de qualquer serviço online (não só o Facebook) são obrigados a seguir os termos de uso do mesmo. Conforme descrito acima, os termos de uso do Facebook não permitem que contas pessoais sejam utilizadas para fins de divulgação de empresas, de bandas, de negócios, etc.

Ao criar uma conta pessoal para divulgação de sua empresa você estará violando os termos de serviço, e a conta poderá ser suspensa a qualquer momento, sem chance de reativação. Todo o esforço usado para divulgar a empresa – distribuir mensagens publicitárias, conhecer novos clientes, postar fotos e vídeos, etc – será pedido.

Outra limitação das contas pessoais diz respeito à quantidade de pessoas ou amigos. O Facebook não permite “spam de amigos”, ou seja, existe um limite na quantidade de pessoas que você pode adicionar por hora. Além disso existe um limite geral de 5.000 pessoas. Você quer mesmo que apenas 5.000 pessoas conheçam a sua empresa?

As contas empresariais funcionam de uma forma diferente e oferecem ferramentas diferenciadas. Por exemplo: você pode divulgar o endereço da sua empresa junto com um mapa; pode divulgar os horários de atendimento e as informações de contato; e pode usar as ferramentas de análise para conhecer o comportamento dos usuários com relação à sua página – quantas pessoas únicas a visualizaram por mês, por exemplo. Além disso, você pode fazer propaganda de sua conta empresarial, coisa que não é permitida para contas pessoais.

Não há como migrar de um tipo de conta para outro, mas ao fazê-lo você passará a divulgar no Facebook da forma correta e não correrá o risco de ter seu esforço de marketing invalidado.

Atualização: O Facebook de fato conta com uma ferramenta para migração de contas, e ela está disponível em http://www.facebook.com/pages/create.php?migrate

A ferramenta é capaz de converter um perfil pessoal em uma página da empresa mas possui algumas limitações. Basta seguir as instruções do link e ler as informações cuidadosamente.

Compartilhe por aí