Neste artigo falaremos sobre as diferenças entre um site com layout responsivo, que se adapta automaticamente a telas menores, e um site desenvolvido especificamente para dispositivos móveis. Acompanhe.

Já se foram os dias em que o acesso à Internet era feito exclusivamente ou quase exclusivamente por computadores. A utilização de dispositivos móveis como smartphones e tablets já supera o uso de computadores no Brasil, e o Google recentemente modificou o seu algoritmo para priorizar em seus resultados os sites que melhor se adaptam ao dispositivo usado pelo usuário para fazer as suas buscas – ou seja, se o usuário faz uma busca usando um smartphone, ele verá primeiro sites que melhor se adaptam a smartphones.

Por isso é importante que todos os proprietários e desenvolvedores de sites adaptem, agora mais do que nunca, as suas presenças online de modo a fornecer uma ótima experiência a usuários de smartphones e tablets. E essa adaptação pode ser feita de duas formas: usando um tema responsivo – que ajusta o seu layout automaticamente ao dispositivo que está sendo utilizado – e desenvolvendo um site móvel específico – uma versão separada e otimizada do site principal. Ambas as formas possuem seus prós e contras, o que discutiremos a seguir.

Tema responsivo

Ao desenvolver ou utilizar um tema responsivo para seu site você tem a oportunidade de fazer com que ele se ajuste automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo utilizado. Com isso o usuário terá uma melhor experiência, sem precisar ficar afastando e aproximando a tela só para poder preencher um campo ou conseguir ler uma informação. Os elementos da página são escondidos ou modificados automaticamente de acordo com as regras programadas pelo designer, e quando isto é bem feito podemos aproveitar o fato de que você pode ter dois sites “diferentes” sem precisar desenvolvê-los separadamente.

Por outro lado esta vantagem é também uma desvantagem: como os elementos são simplesmente modificados ou escondidos, o site carrega da mesma forma como num computador, o que pode impactar no tempo de carregamento se considerarmos que a Internet móvel tende a ser mais lenta que outros tipos de acesso. A utilização de um tema responsivo também não permite levar em consideração as necessidades de tamanhos de imagens – ou seja, a mesma foto de alta resolução que precisa ser usada no site para computadores também terá de ser baixada pelo usuário de smartphone.

Site móvel

Este problema pode ser contornado com o desenvolvimento de um site móvel específico. Com ele você pode otimizar ainda mais a experiência, utilizando imagens ainda menores e evitando o carregamento de elementos desnecessários a celulares, além de poder reduzir ainda mais o tamanho do código utilizado nas páginas e nos scripts.

Mas assim como no tema responsivo, o site móvel também tem suas desvantagens. É necessário construir e manter dois sites separados, com programações diferentes. Isso pode introduzir novos problemas, além de exigir uma mão de obra maior já que serão dois sites separados. E a coisa tende a ficar ainda pior se estivermos falando de um site com funcionalidades avançadas como um comércio eletrônico.

Mas e aí, qual é a melhor solução?

Infelizmente eu não posso responder a essa pergunta. Você e sua equipe devem avaliar os prós e contras de cada solução, e assim determinar qual é a melhor para o seu caso considerando os resultados que você deseja obter. Eu já vi empresas implementando ambas as soluções com sucesso. Por exemplo: muitos blogs e lojas virtuais menores utilizam temas responsivos, e lojas grandes costumam utilizar sites móveis otimizados.

Se você utiliza sistemas prontos como Opencart, Drupal, WordPress, Joomla, Magento, CS-Cart, Prestashop ou outros é muito provável que você encontre ferramentas adicionais que lhe permitam criar um site móvel otimizado e independente integrado ao sistema, de modo que você não tenha de gerenciar dois sites separados. Mas para todas essas plataformas também é possível encontrar temas responsivos bem desenhados. Assim, basta escolher a melhor opção para o seu projeto de acordo com suas necessidades, objetivos e o seu orçamento.

Compartilhe por aí