Este artigo foi publicado originalmente no blog da Freshbooks, fornecedora de um dos melhores sistemas de gerenciamento de faturas (invoices). Este é o sistema que usamos internamente, e se você está à procura de uma forma simples para controlar seus clientes e cobranças, este é o que recomendamos. E apesar de ser um sistema estrangeiro, ele funciona muito bem por aqui.

Saiba como encantar o seu cliente com 15 formas bem simples e eficazes.

“Ações falam mais alto do que palavras”

Esta frase que sua mãe já lhe disse um milhão de vezes te acompanhou até a idade adulta. Ela poderia ser o diferencial que para fazer você ter sucesso.

E a sua mãe estava certa.

A palavra “obrigado” tem um certo apelo, mas combinar isso com ações é mais eficaz. Isto é verdade especialmente em empresas prestadoras de serviços, onde a sua sobrevivência depende de criar conexões fortes – além de prestar um serviço incrível, é claro.

Abaixo você encontrará 15 formas de encantar o seu cliente através de pequenos gestos de gratidão e apreciação. E você perceberá que cada uma delas tem um elemento em comum: elas exigem sinceridade e personalização para que sejam incríveis.

Escreva uma mensagem personalizada

Quando foi a última vez em que você recebeu um cartão escrito à mão?

Cause impacto enviando um belo cartão escrito à mão. E você pode maximizar o impacto tornando a mensagem específica e pessoal – não mande a mesma mensagem padronizada para todo mundo.

Lembre-se das coisas que são importantes

Vá além para descobrir e se lembrar de fatos e informações importantes como:

  • A data de aniversário dos filhos
  • O nome do cônjuge, dos filhos e /ou dos animais de estimação
  • A data de casamento
  • Os aniversários do cônjunge e/ou dos filhos

Anote estas datas no seu calendário e envie um cartão ou um pequeno presente para que ele celebre a ocasião.

Envie um pequeno presente

Compre um presente de R$ 20 ou menos para enviar aos seus clientes, e tente fazer com que seja único e pessoal.

Por exemplo: envie uma miniatura de Lego para clientes que gostam de Lego (ou que gostam de miniaturas em geral). Dá pra imaginar o impacto que isso causaria?

Adicione um bônus inesperado

Um incrível estudo sobre o poder da reciprocidade mostra que garçons que deixam balas após uma refeição recebem uma gorjeta 21% maior do que aqueles que não deixam nada.

Seguindo essa mesma tendência, tente achar algo que você possa fazer de graça para seu cliente. Algo simples como escrever uma postagem de blog depois de desenvolver o site do cliente – isto irá deixá-lo feliz e aumentar as chances de se obter mais negócios e indicações.

Dê um desconto sem motivo

Ao final de um projeto, dê um desconto sem motivo.

Isto funciona melhor para prestadores em áreas onde é mais fácil fornecer um desconto do que tentar achar o bônus perfeito.

É claro que você não pode dar desconto em tudo e para todos e ainda permanecer lucrativo, mas não sobrestime o impacto disso junto ao seu cliente.

Compartilhe o seu conteúdo

Adicione o blog do seu cliente ao seu leitor de notícias e peça para o seu gerente de mídias sociais monitorar as atualizações dele nas redes sociais.

De tempos em tempos, compartilhe o conteúdo do seu cliente. Ao fazer isso você mostra que se importa e concorda com o que ele posta. E quem não gosta de ver o seu conteúdo compartilhado? Isso mexe com o ego dele, e ele vai gostar.

Compartilhe dicas úteis

Preste atenção aos problemas e aspirações de seu cliente, mesmo se eles não tiverem relação direta com os seus serviços. Você pode usar esta informação para construir um relacionamento mais profundo posteriormente.

Por exemplo: digamos que seu cliente mencione que está pensando em fazer a dieta Paleo. Uma semana depois, você encontra um artigo sobre os benefícios dessa dieta. Envie um e-mail com o link deste artigo e uma nota sobre porque você está enviando.

(Por exemplo: “Eu lembro que você falou que queria começar a fazer essa dieta. Acho que esse artigo pode ser interessante.”)

Simples assim. O cliente ficará feliz em saber que você se lembrou e se importou com as conversas anteriores.

Dê um alô regularmente

Um alô rápido não só mantém você no topo da lista do seu cliente, mas mostra que você se importa.

Considere configurar uma mensagem automática por e-mail para dar um toque rápido no seu cliente durante a duração do projeto. Uma mensagem curta do tipo “Como estamos progredindo? Tem alguma sugestão ou dica para melhorarmos?” significa muito.

Conheça toda a equipe

Se possível, marque um horário no escritório do cliente para conhecer toda a equipe. Você terá a chance de se conectar e conhecer pessoas, melhorando os relacionamentos que você terá durante o projeto.

Você verá o seu cliente e a sua equipe de outra forma, e as conversas servirão como experiência de aprendizado que poderá impactar no sucesso do projeto.

Mande um presente para clientes distantes

Quando você tem clientes distantes as opções para encantá-lo podem ser limitadas.

Uma solução? Mande um pequeno vale presente todo mês. Um gesto como esse pode ajudar a construir uma grande relação, mesmo quando é impossível se conhecer pessoalmente.

Faça uma promoção especial

Comemore o aniversário do seu cliente ou da empresa dele com uma promoção especial. Pode ser algo simples como um desconto naquele mês, ou pode ser algo complexo como participar do seu programa VIP.

Transformar esses eventos em promoções vai impressionar o seu cliente.

Mostre apreciação em público

Ou seja: ajude o seu cliente a construir a empresa dele.

Mostrar um pouco de apreciação pode ajudar a trazer indicações. Essa apreciação pode ser em forma de uma postagem nas redes sociais, ou em uma seção ‘Parceiros’ do seu site, com um link para o site deles.

Envie um presente gostoso

O que poderia ser melhor do que um presente bem gostoso? Para comemorar com os seus clientes faça algo divertido como enviar doces com o seu logotipo.

Mas preste atenção ao seu cliente. Se ele é do tipo que gosta de dietas, por exemplo, então uma cesta de frutas pode ser uma opção melhor.

Vá além

Você já deve ter ouvido incríveis histórias de atendimento.

Mas infelizmente este tipo de atendimento não é escalonável. Não é algo que dá pra fazer por todos os seus clientes o tempo todo. Mas é algo que você pode fazer para pelo menos uma pessoa.

Escolha alguém e vá além. Faça algo tão incrível que renderá boas histórias em pessoa e nas redes sociais, e que eles se lembrarão por muitos anos.

Forneça um serviço excelente todos os dias

Mas a melhor forma de encantar seus clientes é fornecer um serviço excelente todos os dias.

É certo que presentes e gratidão funcionam. Mas eles devem ser vistos como componentes adicionais à prestação de serviços, e não como corretivos para resolver os problemas.

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