Era uma vez um homem que vivia à beira de uma estrada vendendo cachorros-quentes. Ele não tinha rádio ou TV, e não lia o jornal. Preocupava-se apenas em produzir e vender bons cachorros-quentes.

Prezava muito pela qualidade do pão, da salsicha e do atendimento ao cliente. Ele também sabia divulgar como ninguém o seu produto: colocava cartazes pela estrada, oferecia em voz alta e o povo comprava. Quando alguém passava em frente à sua barraca, ele gritava: “Olha o cachorro-quente especial!”

Usando o melhor pão e a melhor salsicha, o negócio não podia ser diferente: ele prosperava. E começou a formar uma clientela fiel que sempre voltava e trazia cada vez mais pessoas para a sua barraca de cachorro-quente. Até que um dia ele construiu uma grande loja, e como estava prosperando cada vez mais mandou seu filho estudar na melhor faculdade do país.

E um dia seu filho, já formado, voltou para casa. E falou ao pai:

“Pai, você não ouve rádio, não vê TV, não lê os jornais? A situação está crítica, o país vai quebrar!”

Depois de ouvir isso o homem pensou: “Meu filho estudou, ele lê jornais e vê TV. Deve saber do que está falando.”

Com medo, e afim de economizar preocupado com a tal crise, procurou um fornecedor mais barato para o pão e as salsichas. E para economizar ainda mais, parou de fazer os cartazes que espalhava pela estrada.

Abatido pela notícia, ele já não mais oferecia seu produto em voz alta. Ou seja: parou de fazer a sua propaganda. E como dizia o velho Chacrinha, “quem não se comunica, se estrumbica”.

As vendas, é claro, despencaram até o negócio quebrar. E então o pai muito triste falou para o filho.

“Você estava certo, filho. Estamos no pior momento de todos os tempos”.

Moral da história

O marketing é fundamental para o sucesso de um negócio. E quando falamos de marketing, temos de nos lembrar dos 5 Ps: praça, preço, produto, pessoal e promoção.

A praça é o local onde o seu negócio está localizado. É um bom local, adequado à sua clientela?

O preço é competitivo?

O produto é viável, necessário e de interesse geral?

O seu pessoal atende bem à clientela? É preparado, atencioso, simpático, sabe se comunicar, está motivado?

E por fim, tão importante quanto os outros Ps, não adianta você ter tudo isso se você não aparecer, ou seja, a promoção é que fará com que todos conheçam seu produto e todos os seus outros Ps.

Diante da situação apresenta, a pergunta que fica é: estamos no pior momento de todos os tempos, ou estamos deixando de vender o nosso cachorro quente?

Como qualquer problema, as crises passam e em curto ou longo prazo outra surgirá. Mas isso não pode nos fazer desanimar. Faz parte da vida empresarial, da economia e do mercado.

O que podemos fazer de melhor é encarar a crise de frente, mas sem deixa-la influenciar seu espírito inovador, criativo, empreendedor e produtivo. Esqueça a crise e dê espaço para novas perspectivas.

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