Provavelmente você já está familiarizado com nomes como Walmart, Nike e outros. Quando essas empresas iniciaram suas atividades elas utilizavam outros nomes, mas elas os abandonaram há muito tempo. E como na internet tudo fica guardado pra sempre, trouxemos pra você alguns dos nomes mais interessantes já utilizados.

Artigo originalmente publicado em https://consumerist.com/2016/08/23/16-companies-that-started-out-life-with-a-different-name/ , com algumas inclusões para facilitar a compreensão.

Walmart

O Walmart era originalmente conhecido como Walton’s 5&10, a primeira loja do fundador da rede, o Sr. Sam Walton, aberta em 1962. 5&10 é uma referência à expressão em inglês five and a dime que significa algo como barato ou popular.

McDonald’s

O McDonald’s começou sua jornada como McDonald’s Bar-B-Que, o primeiro restaurante aberto pelos irmãos Mac e Dick McDonald em 1940. O nome foi mudado para McDonald’s em 1948 e em 1955 o Sr. Ray Kroc transformou o restaurante em uma franquia.

Barbecue (Bar-B-Que) em inglês significa churrasco, todavia isso provavelmente seria uma referência aos lanches terem carne de hambúrguer, e não que o restaurante servia porções de carne.

Subway

A famosa rede Subway era conhecida como Peter’s Super Submarines. O novo nome foi adotado somente em 1968.

Submarines, ou submarinos, é o nome do formato desse sanduíche.

IBM

A IBM iniciou suas atividades como a Computing Tabulating Recording Corporation (Empresa de Computação, Tabulação e Armazenamento). Ela foi fundada em 1911 como uma holding (grupo) de empresas de fabricação de equipamentos para armazenamento e contagem de dados, e adotou o novo nome – International Business Machines Corporation, ou Empresa Internacional de Equipamentos de Negócios – em 1924.

Jaguar

Era conhecida como Swallow Sidecar Company até a sua fusão com a British Motor Corporation em 1966. Em 1968 se fundiu com a Leyland Motor Company e se tornou a British Leyland. Hoje a Jaguar é uma marca fabricada no Reino Unido e é de propriedade da empresa indiana Tata Motors.

Nike

A Nike começou sua trajetória como a Blue Ribbon Sports (Esportes Fita Azul) em 1964, quando era distribuidora da fabricante japonesa Onitsuka Tiger. O nome Nike só foi adotado em 1971.

Paypal

Inicialmente operando sob o nome Confinity, a empresa desenvolvia softwares de segurança para dispositivos portáteis. Em 1999 ela lançou um serviço de transferência de dinheiro sob o nome Paypal, e adotou este como o nome da empresa em 2001.

Western Union

A Western Union é conhecida por operar, inclusive no Brasil, um serviço de envio e recebimento internacional de dinheiro. A empresa iniciou suas atividades sob o nome The New York and Mississippi Valley Printing Telegraph Company (Empresa de Telégrafos e Impressão de Nova Iorque e do Vale do Mississippi) mas mudou-o em 1856.

Best Buy

Muito popular nos Estados Unidos, a Best Buy (Melhor Compra) é uma rede de lojas de produtos eletrônicos criada por Richard Shulze em 1966 sob o nome Sound of Music (O Som da Música). A mudança de nome ocorreu em 1983.

Samsonite

A popular fabricante de malas e bolsas começou suas atividades sob o nome The Shwayder Trunk Manufacturing Company, mas mudou para Samsonite em 1966 devido a popularidade de um de seus produtos.

Yahoo

O Yahoo era conhecido como Jerry and David’s Guide to the World Wide Web (O Guia de Jerry e David para a Internet) – um nome bem apropriado, visto que o Yahoo era de fato um guia produzido quase que manualmente. Ele foi fundado pelos estudantes Jerry Yang e David Filo, e o novo nome foi adotado em 1995.

eBay

O famoso site de leilões e compras no exterior começou sua vida como Auction Web (Leilões na Internet) em 1995. Criado por Pierre Omidyar, o site mudou para o seu nome atual em 1997.

Compartilhe por aí